quinta-feira, 28 de abril de 2011

E-fólio A


Resposta 2-
Tema da Sessão: Importância da Psicologia de Desenvolvimento na Educação
Data: 04/04/2011
º   Nº de horas: 4 horas
Local: EB 1 de Vila Nova de Milfontes
Formador/a: Helena da Silva Amador Barreira
Destinatários/as: docentes e não docentes da EB1 de V. N. Milfontes.
Objectivos
1-Conceito de Psicologia do Desenvolvimento.
2- Factores que influenciam o Desenvolvimento Humano.
3-Sensibilizar para a importância da Psicologia do Desenvolvimento nas escolas.
4-Tomar conhecimento de questões relacionadas com a Psicologia por Darwin (origem das espécies).
Recursos a utilizar
Vídeo projector
Computador (PowerPoint)
Todo o conteúdo da informação em suporte papel
Metodologia do trabalho
O trabalho é elaborado em PowerPoint e divulgado com a ajuda de um vídeo projector, à mediada que passa os slides, falamos um pouco do que vimos, no final entrega-se a cada formando uma cópia com todo o conteúdo.
Sequências (guião de ideias que vamos abordar)
1-      Definição do conceito de Psicologia do Desenvolvimento.
A Psicologia do Desenvolvimento estuda a forma como nos desenvolvemos ao longo do ciclo da vida. É das ciências humanas que tem contribuído para o estudo do desenvolvimento humano, cujo objecto de análise é conhecer a evolução humana através dos diferentes estádios, estes  apresentam características próprias proporcionando uma melhor integração do individuo no meio onde se insere.
2-      Factores que influenciam o desenvolvimento humano: psicológicos, biológicos, sociais e culturais.
3-      A importância da Psicologia do desenvolvimento nas escolas.
A Psicologia do desenvolvimento é um complemento para que todos os membros educativos tenham noção que as crianças e as famílias, principalmente as mais desfavorecidas quer a nível económico quer de afectos tenham uma ajuda, já que estas não tem culpa do meio onde estão inseridas. Antigamente as crianças, filhas de famílias pobres e sem condições familiares, as que tinham fraco rendimento escolar eram rotuladas “burras”. Actualmente a Psicologia associou-se à educação e apoia as crianças, ensina-as a lidar com a indisciplina, desmotivação e dificuldades na aprendizagem, tal como, as famílias mais frágeis.
Temos também a outra face em que a Psicologia pode ajudar nas práticas pedagógicas, para que estas se tornem mais eficientes e eficazes. Deve-se ter em atenção se os professores se aperfeiçoam profissionalmente, se as crianças estão a aprender o conteúdo, e se esse conteúdo é o mais correcto
4-Várias questões relacionadas com a Psicologia por Darwin.
O estudo do desenvolvimento humano está em constante actualização, cada psicanalista defende a sua tese, temos Darwin que defende a origem das espécies.
Darwin parte do principio da evolução em que as espécies mais fortes – por selecção natural - suplantam as mais fracas.
Lição de Darwin:
1º contribuiu decisivamente para unificar a Biologia:
- A classificação,
- A biogeografia,
- A sucessão de diferentes espécies ao longo da vida.
2º Eliminou a intervenção divina na Natureza e fez com que fosse possível ter uma ciência biológica completamente materialista.
3º Propôs a selecção – não existe qualquer “plano”determinista na história da vida.
Darwin defende 2 teorias:
- Ocorrera evolução por divergências e ramificações a partir de um ancestral comum;
- O principal mecanismo evolutivo era a selecção natural.
Após 10 anos, os cientistas abandonaram o criacionismo e aceitaram a evolução.
Hoje a evolução já não é uma teoria, mas um facto.
Bibliografia:
pt.shvoong.com › Artes & Humanidades
Revista Ler(2009)- Pag. 43-50
Tavares, José; Pereira, Anabela Sousa; Gomes, Ana Allen ; Monteiro, Sara; Gomes, Alexandra(2007) “ Manual de Psicologia do Desenvolvimento e a Aprendizagem” Porto Editora.
stoa.usp.br/.../Aula+1+-+Importância+e+Caracterização+da+Psicologia+da+Educação.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário