Resposta 2-
Tema da Sessão: Importância da Psicologia de Desenvolvimento na Educação | |
Data: 04/04/2011 | º Nº de horas: 4 horas |
Local: EB 1 de Vila Nova de Milfontes | Formador/a: Helena da Silva Amador Barreira |
Destinatários/as: docentes e não docentes da EB1 de V. N. Milfontes. |
Objectivos
1-Conceito de Psicologia do Desenvolvimento. 2- Factores que influenciam o Desenvolvimento Humano. 3-Sensibilizar para a importância da Psicologia do Desenvolvimento nas escolas. 4-Tomar conhecimento de questões relacionadas com a Psicologia por Darwin (origem das espécies). |
Recursos a utilizar
Vídeo projector Computador (PowerPoint) Todo o conteúdo da informação em suporte papel |
Metodologia do trabalho
O trabalho é elaborado em PowerPoint e divulgado com a ajuda de um vídeo projector, à mediada que passa os slides, falamos um pouco do que vimos, no final entrega-se a cada formando uma cópia com todo o conteúdo. |
Sequências (guião de ideias que vamos abordar)
1- Definição do conceito de Psicologia do Desenvolvimento. A Psicologia do Desenvolvimento estuda a forma como nos desenvolvemos ao longo do ciclo da vida. É das ciências humanas que tem contribuído para o estudo do desenvolvimento humano, cujo objecto de análise é conhecer a evolução humana através dos diferentes estádios, estes apresentam características próprias proporcionando uma melhor integração do individuo no meio onde se insere. |
2- Factores que influenciam o desenvolvimento humano: psicológicos, biológicos, sociais e culturais. |
3- A importância da Psicologia do desenvolvimento nas escolas. A Psicologia do desenvolvimento é um complemento para que todos os membros educativos tenham noção que as crianças e as famílias, principalmente as mais desfavorecidas quer a nível económico quer de afectos tenham uma ajuda, já que estas não tem culpa do meio onde estão inseridas. Antigamente as crianças, filhas de famílias pobres e sem condições familiares, as que tinham fraco rendimento escolar eram rotuladas “burras”. Actualmente a Psicologia associou-se à educação e apoia as crianças, ensina-as a lidar com a indisciplina, desmotivação e dificuldades na aprendizagem, tal como, as famílias mais frágeis. Temos também a outra face em que a Psicologia pode ajudar nas práticas pedagógicas, para que estas se tornem mais eficientes e eficazes. Deve-se ter em atenção se os professores se aperfeiçoam profissionalmente, se as crianças estão a aprender o conteúdo, e se esse conteúdo é o mais correcto |
4-Várias questões relacionadas com a Psicologia por Darwin. O estudo do desenvolvimento humano está em constante actualização, cada psicanalista defende a sua tese, temos Darwin que defende a origem das espécies. Darwin parte do principio da evolução em que as espécies mais fortes – por selecção natural - suplantam as mais fracas. Lição de Darwin: 1º contribuiu decisivamente para unificar a Biologia: - A classificação, - A biogeografia, - A sucessão de diferentes espécies ao longo da vida. 2º Eliminou a intervenção divina na Natureza e fez com que fosse possível ter uma ciência biológica completamente materialista. 3º Propôs a selecção – não existe qualquer “plano”determinista na história da vida. Darwin defende 2 teorias: - Ocorrera evolução por divergências e ramificações a partir de um ancestral comum; - O principal mecanismo evolutivo era a selecção natural. Após 10 anos, os cientistas abandonaram o criacionismo e aceitaram a evolução. Hoje a evolução já não é uma teoria, mas um facto. |
Bibliografia: pt.shvoong.com › Artes & Humanidades Revista Ler(2009)- Pag. 43-50 Tavares, José; Pereira, Anabela Sousa; Gomes, Ana Allen ; Monteiro, Sara; Gomes, Alexandra(2007) “ Manual de Psicologia do Desenvolvimento e a Aprendizagem” Porto Editora. stoa.usp.br/.../Aula+1+-+Importância+e+Caracterização+da+Psicologia+da+Educação.pdf |
Sem comentários:
Enviar um comentário